segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Rara Paisagem Carioca em Tela de Amadeo Lorenzato


A obra de arte acima é uma rara paisagem carioca, do grande artista mineiro AMADEO LUCIANO LORENZATO, sobre quem publicamos a última postagem, na técnica de óleo sobre chapa, com dimensões de 40 x 35 cm.

Conforme afirmou Maria Amélia Fialho, em 1984: "Com sua técnica especial, feita a pincel, pente e tinta fabricada por ele mesmo, LORENZATO vem recriando o colorido natural das marinhas, favelas, flores e estradas, de ambientes noturnos ou ensolarados".

Já no catálogo de apresentação da primeira exposição individual de LORENZATO, organizada por Palhano Júnior, disse Mari'Stella Tristão, em 1967: "LORENZATO é um pintor raro. Vivido e experimentado, mas simples por condicionamento. É um autodidata. Sua pintura, como resultante de todos esses fatores, é uma pintura mista, quase indefinível. Ela é produto do relacionamento do artista com a comunidade em que vive. Mas é, antes, o reflexo de uma sensibilidade vazada por um pincel sem erudição, mas amoroso e autêntico. É um amor pelas coisas que há muito parecem perdidas. Há na pintura de LORENZATO um despojamento dos interesses técnicos".

Na apresentação do livro "LORENZATO", do Circuito Atelier, já comentado na postagem anterior, Janaina Melo sacramenta: "Em toda sua obra LORENZATO elegeu apenas uma regra: a liberdade".

Nenhum comentário: